quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vintage

Olá meus queridos! Vocês já ouviram falar no estilo vintage?! Pois bem, o post de hoje é sobre ele! Vintage é um termo que vem da ciência do vinho e refere-se ao ano da colheita da uva, ou seja, a data de origem. A moda apropriou-se do termo e usa-o para referir-se a peças de outras décadas. Muitas pessoas confundem os termos Vintage e Retrô, porém eles não querem dizer a mesma coisa. Vintage é um item realmente antigo e que fez moda na sua década, enquanto que retrô é algo novo, relançado com referência no antigo, quase como uma releitura. A moda vintage é uma recuperação de estilos dos anos 20, 30, 40, 50, 60, mas ultimemente, os anos 70 e 80 também tem sido inclusos nessa contágem, com o revival dos anos 90 pode-se até inclui-lo também. Nos anos 20, por exemplo, temos a cintura bem rebaixada com o comprimento até o joelho, e muita coisa que remeta á Chanel, estilista importantíssima da época. A mulher da época era uma muher "sem curvas" pois toda atenção estava voltada para os tornozelos.Já nos anos 30, as formas do corpo da mulher foram redescobertas, as saias ficaram longas, os vestidos eram justos e retos, já que eram tempos de crise por conta da queda da bolsa de 1929, materiais mais baratos começaram a ser utilizados, como o algodão e a casimira. Os cortes enviesados e decotes nas costas dos vestidos de noite, marcaram a época de 30, elegendo um novo foco de atenção no corpo feminino: as costas. A moda de 1930 descobriu os esportes e a vida ao ar livre, com a recuperação do estilo feminino, os seios passaram a ser mais valorizados e as mulheres começaram a recorrer a sutiãs e espartilhos. As curvas eram marcadas, porém naturais. A moda dos anos 40 é um reflexo da segunda guerra mundial, com ombros e cinturas marcados e saias levemente evasês, utilizados com caps, boinas e turbantes. Em 1947, as saias ganharam o new look dior, amplas e pregueadas, usadas com jaquetas ou corpete de vestido justo destacando a cintura fina. Nos anos 50, temos as cinturas bem marcadas e os vestidos tipos tubo, além dos chapeus despojados. Na decada de 60, temos uma moda inspirada na arquitetura, com um espirito futirista, temos também os microvestidos e túnicas e as calças cigarretes. A partir da decada de 1970, o estilo jovem predominou nos costumes, nessa década temos o jeans e a camiseta, como exemplo da predominância do traje esportivo e informal, além de estampas florais e tudo que remeta ao estilo hippie ou étnico; foi nessa época que o estilo vintage começou a surgir. Nos anos 80 vemos uma grande variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons de neon, ao punk e outras vertentes do rock. Já na decada de 90, temos o xadrez, o mix de cores e estampas e comprimentos livres. Vamos as ilustrações?!



Acho que já deu para ter uma boa noção do estilo de cada ano e sobre Vintage, né?! E agora surge a pergunta, como usar esse estilo?! O estilo Vintage está mais presente no nosso dia-a-dia do que vocês imaginam, As pin-ups são um bom exemplo disso. Lembram-se das Hot pants que eu falei no post passado?! São um exemplo perfeito de moda vintage.



A dica é não fazer um look só de peças vintage, pois a ideia desse estilo é trazer para o presente detalhes marcantes de uma época passada, é misturar peças atuais com acessórios e peças mais antigas, entenderam?!






Eu particularmente simpatizo muito com esse estilo, acho muito charmoso e diferente... E vocês, o que acham?! Gostaram do post? Espero que sim! Preparei e pesquisei tudo com muito carinho pra vocês! hehehe..

Beijinhos,

Pri!

Fontes: http://colunistas.ig.com.br/moda/ ; http://almanaque.folha.uol.com.br/moda_index.htm ; http://www.portaisdamoda.com.br/

7 comentários:

  1. Tbm simpatizo bastante!
    Super legal o post, Priscilla!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente PERFEITA essa moda.. Amei mesmo os shortinhos!!

    ResponderExcluir
  3. natália pinheiro30 de julho de 2010 10:52

    Acho lindo esse estilo!
    Estou voltando a acompanhar sue blog, porque tava viajando :P
    beijo pri!

    ResponderExcluir
  4. priscilla...me manda seu email de novo, pq nao entendi mto bem no papel..huahauh..beijosss

    ResponderExcluir
  5. eu não acho esse estilo bonito,essa moda é daquelas que quando vão embora todo mundo manga porque você usava isso,kkkkkk,porém eu tenho um shortinho assim,acho um simples arrumadinho que é bom ter no guarda-roupa,haha..ótimo o post prii =**

    ResponderExcluir
  6. O post ficou ótimo! O estilo é lindo, todo mundo deve ter uma peça assim no guarda roupa.
    bjs pri :*

    ResponderExcluir
  7. Obrigada querida, já estou de seguindo também! :D

    ResponderExcluir